Após um hiato de sete anos, o Brasil volta a ter um competidor na prestigiosa Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, um talentoso piloto paulista de apenas 20 anos, foi oficialmente confirmado como membro da equipe Sauber para a temporada de 2025, marcando assim o regresso da bandeira brasileira à competição máxima do automobilismo. Sucedendo a última participação contínua de um brasileiro na categoria, que foi com Felipe Massa em 2017, Bortoleto se tornará o 32º representante do Brasil na história da F1 e o primeiro desde Pietro Fittipaldi, que competiu em duas corridas em 2020 como substituto de Romain Grosjean.
A estreia de Gabriel Bortoleto na elite do automobilismo mundial será acompanhada pelo emblemático número 5, anteriormente associado a Sebastian Vettel até sua retirada em 2022. De acordo com as normas vigentes, um número fica disponível para uso dois anos após ser deixado de lado. Na Sauber, Bortoleto dividirá o espaço na equipe com Nico Hulkenberg, seu colega de equipe.
Com uma ascensão meteórica nas categorias de base, Gabriel Bortoleto alcança a Fórmula 1 após conquistar os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2 de forma consecutiva, um feito anteriormente realizado apenas por Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri. Apesar de seus êxitos, o piloto brasileiro enfatiza que esta é apenas o início de sua jornada na F1. "Estou contente por representar o meu país, mas almejo voos mais altos. Meu objetivo é competir por vitórias e fazer o Brasil se orgulhar de todas as minhas conquistas", afirmou Bortoleto. "Preciso aprimorar minhas habilidades como piloto e seguir em frente. Este é o meu foco atualmente."
A despeito da empolgação gerada pelo anúncio, experts alertam para os obstáculos que Bortoleto enfrentará numa Sauber que enfrenta uma das temporadas mais difíceis de sua história. Lito Cavalcanti, um experiente jornalista especializado em automobilismo, adverte que "2025 pode vir a ser o ano mais desafiador na carreira de Bortoleto. Atualmente, a Sauber figura como a equipe mais frágil da F1, não tendo conquistado pontos em nenhuma das 21 corridas realizadas até o momento. Se ele for capaz de superar as críticas e continuar evoluindo, há grandes chances de se tornar uma das grandes referências de sua geração", analisou para o Terra.
Por sua vez, Wagner Gonzalez, colunista do blog "Conversa de Pista", reforça que a Sauber está de olho nas mudanças programadas para 2026, quando a Audi assumirá a estrutura da equipe com novos regulamentos técnicos. "O carro para 2025 dificilmente sofrerá alterações significativas, o que torna os próximos dois anos um período de aprendizado tanto para Bortoleto quanto para a equipe", ressaltou Gonzalez. "Mesmo diante desse cenário, sua presença representa um marco para o automobilismo brasileiro."